-
10 Downing Street
edifícioCasa da Maio, ou do Bóris, ou de quem quer que seja na altura, a famosa número 10 de Downing Street é a residência oficial do primeiro-ministro inglês. Não é possível entrar mesmo na rua uma vez que o acesso está bloqueado e super vigiado mas dá para ter um vislumbre do sítio que aparece sempre que há alguma comunicação oficial de primeiros-ministros.
-
Barbican Conservatory
edifício, jardimNão há melhor personificação do termos “selva urbana” do que o Barbican Conservatory. É uma estufa gigante, enquadrada de forma mais ou menos desorganizada com o esqueleto de alguns edifícios do Barbican. É um sítio fascinante com muito para ver e recomendamos totalmente. Tem uma seção de cactos e plantas do deserto e pequenos lagos com peixes e um com tartarugas. Atenção aos horários porque poderá não estar aberto todos os dias por isso convém planear a visita - Horários
-
Barbican
edifícioProvavelmente o sítio mais complicado de explicar em Londres é o Barbican. Talvez por isso seja um dos sítios mais polarizador da cidade: ou se ama ou se odeia o Barbican. De forma bastante simplista, o Barbican é um complexo bastante grande no meio da cidade com um tipo de arquitetura brutalista, que engloba diversas coisas: teatros, cinemas, restaurantes, orquestras, residências, estufa (Barbican Conservatory), museu (Museum of London), etc.
É todo um mundo de cimento e um labirinto fascinante por si só. É algo realmente diferente do resto da cidade por isso talvez valha a pena a visita por si só. É um bom sítio para passear e tem bastantes zonas de lazer.
-
Benk+Bo
pastelariaPastelaria & estúdio de yoga na zona de Spitalfields. É um espaço super acolhedor cheio de coisas boas. Recomenda-se totalmente o chocolate quente (especialmente se estiver um dia frio).
-
Big Ben
edifícioO símbolo da cidade de Londres é sem dúvida o Big Ben. O relógio mais famoso do mundo infelizmente está em obras. Começaram em 2017 e espera-se que acabem em 2021/fim de 2020. Até lá, tanto o relógio como as casas do parlamento estão cobertas de andaimes o que não torna a coisa muito bonita infelizmente. Toda aquela zona está um pouco assim de momento, mas em poucos anos vai valer a pena :)
-
Borough Market
mercado, street foodO melhor risotto de cogumelos encontra-se aqui. Agradeçam-me depois.
O Borough Market é um dos mercado mais antigos da cidade e é todo um labirinto de sítios bons para comer e comprar frescos. A variedade é grande e por vezes pode ser bastante concorrido. Fecha ao fim do dia mas é um ótimo sítio para almoçar. Fica a 5 minutos do trabalho da Marta por isso é avisar :P
-
British Museum
museu, edifícioO British Museum é um museu no centro da cidade com entrada grátis e que tem uma coleção de cerca de 8 milhões de trabalhos e artefactos. Documenta vários países e culturas ao longo de imensas gerações, desde os tempos antigos até aos dias de hoje. Muito rico mesmo em culturas egípcia, grega e romana uma vez que a maior parte das peças foram trazidas/roubadas pelos ingleses durante a época do Império Britânico. O edifício em si também é bastante icónico por isso vale bem a pena a visita.
*temos mapa do museu
-
Cahoots
cocktailsBar de cocktails dos anos 40’s. Não vou dar muitos detalhes para não spoilar nada mas é um sítio incrível. Dá para reservar entrada online mas se for pouca gente normalmente há lugar apenas chegando lá. A entrada está bastante escondida. Sigam o GPS e vejam uma placa num dos corredores da praça que diz “To The Trains”. Costuma ter alguém cá fora para tratar das entradas.
-
Chinatown Bakery
pastelariaPastelaria no meio da Chinatown, em Soho. Recomendo pedir os peixinhos (não fica nada caro) - há de diferentes tipos mas são todos bons, simples ou com recheio. Eles não aceitam cartão por isso tenham dinheiro à mão.
-
Churchill Arms
pubPub surreal, com a fachada repleta de flores. Na altura do natal a fachada é revestida de pequenos pinheirinhos. O interior é também muito engraçado, atulhado de referências a Churchill. Se não quiserem consumir nada é ok entrar para ver o sítio.
-
Columbia Road Flower Market
mercadoEste é capaz de ser o mercado mais adorável de Londres. É o mercado das flores e consiste numa série de barraquinhas ao longo da Columbia Road. Tem imensa variadade de flores, plantas, ramos, tudo e os feirantes regateiam e tentam chamar o pessoal, é muito engraçado. A zona em si também tem muitos sítios giros - cafés cheios de plantas, lojas fofas de vasos, etc. Acontece apenas aos domingos das 8h às 15h.
-
Fabrique
pastelariaDuas palavras: Cinnamon Bun. Estes docinhos de canela são de chorar de tão bons que são. São um doce tipicamente sueco e estão muito bem representados nesta pastelaria. Existem alguns estabelecimentos em mais partes da cidade mas o que conhecemos é o de Covent Garden, ou seja, mesmo no centro da cidade.
-
Fugitive Motel
restauranteSítio mesmo pertinho aqui de casa (2 paragens de metro na central line) com boas pizzas e uma boa seleção de cervejas artesanais. A decoração é incrível, com vibes de California e cores pastel adoráveis.
-
Hamleys
harry potter, comprasIcónica loja de brinquedos no meio de Regent Street que abriu em 1760!!! Costuma ter sempre empregados à porta vestidos de personagens de desenhos animados. Mesmo dentro da loja há sempre empregados e mostrar alguns brinquedos em destaque, desde magia a aviões (cuidado com a cabeça :D). Tem 7 andares cada um deles com um tema diferente. O mais “adulto” é o -1. Os temas principais são Harry Potter e Star Wars.
-
Hampstead Heath
parqueUm dos parques mais fofos da cidade. Tem uma área bastante extensa e é conhecido por duas coisas. A primeira é ter piscinas fluviais em que dá para nadar. Chega mesmo a ter uma piscina para homens, outra para mulheres e a terceira é mista. A segunda característica é ter os pontos mais altos da cidade de Londres, o que significa que tem vistas sobre a cidade. O ponto mais conhecido é talvez o Parliament Hill Viewpoint. Bom sítio para picnics e passeio.
-
House of MinaLima
harry potter, comprasLoja criada por um duo de designers gráficos, que trabalharam para os filmes do Harry Potter. Para os fãs da saga é um sítio de passagem obrigatória. Fica mesmo por trás do teatro onde a peça do Harry Potter passa - Palace Theater.
-
King's Cross
harry potterEstação de comboios que fica mesmo ao lado de outra maior - St. Pancras. Embora o edifício não seja tão fascinante como o edifício vizinho, o que traz pessoas a esta estação para efeitos turísticos é, maioritariamente, o facto de ser aqui que está situada a famosa plataforma 9 3/4 da série de livros Harry Potter. É mais ou menos fácil de descobrir porque tem sempre uma multidão à volta para tirar fotos. Tem mesmo um carrinho para levar malas e a gaiola da coruja como se estivessem a meio da parede e tem lá pessoal a emprestar cachecóis do livro e a tirar fotos para depois, claro, as vender :D A melhor coisa a fazer para quem quer tirar foto é pedir a alguém para tirar uma foto sua para depois não ter de comprar as que eles estão a vender £££ As fotos são postas à venda na loja de merchandise do Harry Potter que está logo a seguir à plataforma por isso é fácil de ver. A loja em si é engraçada a nível de decoração mesmo que não se vá comprar nada.
-
Kissaten
pastelariaO Kissaten é um sítio curioso. Encontra-se no pequeno espaço de uma antiga lavandaria, e divide a renda com um sítio de karaoke, na sala do fundo. A maior coisa a experimentar é o chamado “bubble tea”. O bubble tea, embora pouco conhecido em Portugal, faz bastante furor em Londres. É uma bebida originária da tailândia que contém pequenas bolas de tapioca. É muito bom de beber e, embora haja bastantes sítio de bubble tea em Londres, este é o que recomendamos! Em dúvida no que pedir é só perguntar a quem estiver a atender e eles ajudam.
-
Leadenhall Market
mercado, edifício, harry potterUma das duas localizações onde foi filmada a famosa Diagon Alley do Harry Potter. É um pequeno mercado em que o que importa não são as lojas mas a arquitectura. São arcadas muito bonitas, coloridas e trabalhadas que valem a pena o desvio.
-
Liberty
comprasShopping bastante fancy e antigo. O shopping por fora parece um chalet gigante da Suíça e por dentro é tipo um corte inglês mas muito mais giro. A estrutura é toda em madeira e tem vários andares com diferentes secções. Recomendo o 4º andar, secção de tapetes e carpetes, é lindíssimo!
-
M&M's World
comprasEsta loja é o sonho para qualquer pessoa que goste de M&M’s. É a maior loja de doces do mundo e tem 4 andares repletos de tudo o que se possa pensar de M&M’s. A variedade de cores é ENORME e tem merchandise de todo o tipo. Tem saquinhos que podem ser enchidos com diferentes tipos de M&M’s. Costuma ter bastante gente!
-
Maddox Gallery
museuPequena galeria de arte moderna, numa transversal da Regent Street. A fachada vai mudando e costuma ser concorrida para fotos do instagram. A entrada é grátis e o espaço pequeno - tem um o rés-do-chão e cave. Vale a pena ver porque os quadros também vão mudando e são todos de artistas contemporâneos (Banksy, Keith Haring, Damien Hirst, etc.). Como todas as obras estão para venda dá para ver o preço de cada o que por si só é toda uma experiência £££.
-
Mercato Mayfair
mercadoIrmão mais novo do mítico Mercato Metropolitano, este sítio não podia ser mais diferente do seu antecessor. Em vez de ser ao ar livre, situa-se no interior de uma igreja imponente restaurada e aproveitada para o efeito. Lá dentro, há imensas opções de comidas e sobremesas. Vale a pena pela experiência em si.
-
Mercato Metropolitano
mercado, street foodMercado de street food, tem parte interior e exterior. É bastante espaçoso e oferece uma boa seleção de comida italiana (e não só!), de cocktails e cervejas.
-
Millennium Bridge
pontePonte unicamente pedonal que liga a catedral de St. Paul’s (margem norte) e o Tate Modern (margem sul). Foi inaugurada no ao 2000 e tem um design bastante moderno. As vistas são incríveis de dia mas especialmente à noite. Está perfeitamente alinhada com a cúpula da catedral, o que dá um efeito engraçado.
-
Milroy's of Soho
cocktailsMilroy’s é uma loja de whisky que à partida passa bastante despercebida. Para os apreciadores, é um sítio interessante onde se podem pedir provas e recomendações e comprar algumas garrafas. O espaço é bastante discreto e pequeno mas cheio de personalidade. Este sítio tem, contudo, uma pequena surpresa que não é conhecida por muita gente. Trata-se de um bar escondido, por detrás de uma estante insuspeita.
-
Museu da Ciência
museuSitua-se no quarteirão dos museus, junto com o Museu de História Natural e o V&A. Pessoalmente, achamos que para o tema, o museu deixa um pouco a desejar, podia estar mais bem conseguido. Contudo, não deixa de ver interessante e é mais um museu bastante rico e completo na cidade que tem entrada gratuita.
-
Museu de História Natural
museuProvavelmente o museu mais conhecido de Londres é o Museu de História Natural. Fica situado no quarteirão dos museus e é sem dúvida o mais inpressionante. A entrada, como em quase todos os museus em Londres, é grátis e tem imeeeenso para ver. Desde rochas, origens da vida e da terra, dinossaouros, insectos, fóseeis, etc. É muito fácil passar o dia todo neste museu, uma vez que há tanto para ver. Durante o fim-de-semana costuma haver filas por isso se der para visitar durante a semana será o melhor.
-
Museu de Londres
museuPossivelmente o museu mais subestimado da cidade. O museu de Londres é relativamente desconhecido por quem vem em visita, o que é uma pena porque é super interessante! É totalmente dedicado à história da cidade de Londres ao longo dos tempos e está feito de uma forma em que quem visita segue um percurso e vai avançando nos anos. Possui a maior coleção de história urbana do mundo, com cerca de 6 milhões de objectos e artefactos. Fica localizado no edifício do Barbican que é um pouco labiríntico por isso pode ser um pouco difícil de encontrar mas tem indicações que podem ajudar.
-
Neal's Yard
zonaRecanto escondido não muito longe de Convent Garden, Neal’s Yard é uma pequena praça aberta rodeada de casas coloridas. Vale muito a pena o saltinho se estiverem por perto - é um sítio muito acolhedor e diferente.
-
Notting Hill
zonaNotting Hill é possivelmente a zona mais fotogénica de Londres. Foi aqui que foi filmado o filme com o mesmo nome e é também super movimentado aos sábados, quando acontece o mercado de Portobello. As casas cor de pastel são das coisas mais fofas de sempre. Nem que não seja em dia de mercado, vale a pena visitar a zona para ver as casas coloridas.
-
One New Change
comprasO One New Change é um shopping genérico sem nada de especial à partida. O que muita gente não sabe é que tem uma das melhores vistas sobre a catedral de St. Paul’s que se pode ter. De acesso gratuito, o terraço do shooping fica situado no 6º andar. É só usar o elevador e aproveitar a vista.
-
Palace Theater
edifício, harry potterUm dos muitos teatros que se encontram no centro de Londres. Este em especial, é de interessa para os fãs da saga “Harry Potter”, uma vez que é onde passa a peça. O exterior é bonito e imponente, principalmente de noite.
-
Portobello Garden Arcade
restauranteMelhor. Restaurante. Italiano. De. Sempre.
É mesmo uma pérola escondida na zona de Portobello. Não esperem encontrar pizzas neste sítio, tem só mesmo pratos mais desconhecidos mas autênticos que são uma verdadeira delícia. Já repetimos este sítio imensas vezes e nunca é mau! Desde a bomba di buffala ao gnochi, é tudo incrível. Tudo é fresco e preparado na hora e os preços são bastante em conta para a qualidade. Os empregados são muito fofos também! Em dia de feira de Portobello (sábados) não é possível reservar mesa mas vale a pena tentar ir e arranjar lugar. -
Richmond Park
parqueO Richmond Park encontra-se na zona oeste da cidade de Londres e é um parque surpreendente pela sua fauna. Situando-se relativamente perto da área mais cosmopolita de Londres, é possível ver veados a passear nos campos. É preciso um bocado de cuidado e tentar observá-los mais de longe. Embora os veados estejam habituados à presença de pessoas, não lidam muito bem com tentativas de aproximação. O parque em si é enorme, há imenso por explorar. Tem ligação directa da nossa casa em Stratford, embora a viagem seja um pouco longa mas poderá valer a pena juntar a visita aos Kew Gardens (link), que são mesmo ao lado.
-
Roof East
pubUm dos melhores rooftops de Londres fica mesmo do outro lado da estrada da nossa casa (também temos vista priveligiada sobre ela da nossa varanda). Situa-se no topo do shopping Stratford Center e é um antigo parque de estacionamento transformado em rooftop com bar, cinema, comidas, jogos variados, enfim tudo e mais alguma coisa. A entrada é grátis e para lá chegar é só subir o elevador que está dentro do shopping.
-
Royal Academy of Arts
museuA Royal Academy of Arts, ou RA, como é mais conhecido, trata-se de uma grande galeria de arte mesmo no coração de Londres. Foi fundada em 1768 por artistas e arquitectos conhecidos da altura. Como na maioria dos museus na cidade, a entrada no RA é gratuita, apenas sendo pagas algumas eposições temporárias.
-
Royal Albert Hall
edifícioSala de espetáculos mesmo junto a um dos lados do Hyde Park. Tem o memorial ao Rei Albert que é lindíssimo mesmo ao lado a olhar para o edifício, tudo construído em sua honra.
-
SAID
pastelariaPequena pastelaria/chocolataria. Costuma ser movimentado mas se conseguirem ir vale a pena. O chocolate quente é obrigatório.
-
Santa Nata
pastelariaPara matar a saudade de uma boa nata, visitar o Santa Nata. Situado em Covent Garden, é um espaço pequeno que só tem lugar sentado ao balcão. As natas são feitas na hora e são muito muito boas!
-
Shard
edifícioÉ facilmente o edifício da cidade com mais impacto. Trata-se de uma pirâmide de vidro com 87 andares e é o edifício mais alto do Reino Unido. É uma presença constante na paisagem da cidade devido ao seu tamanho. Lá dentro, há um hospital, hotéis, restaurantes, escritórios e bares. Nós ainda não vistiámos por dentro mas é possível comprar entrada, ou ter a vista visitando um dos bares e pedindo um cocktail. Pelo que sabemos, acaba por compensar a nível de preço.
-
Soho Square
jardimPequeno jardim meio escondido perto da confusão que é a rua de Oxford Street. Canto fofinho em que, se estiver sol, costuma ver-se imensa gente das empresas à volta a almoçar ou descansar.
-
St. Dunstan in the East
edifício, jardimEste cantinho curioso de Londres é das melhores pérolas que vimos até agora. Trata-se de uma igreja que sobreviveu ao Grande Fogo de Londres e a bombardeamentos da 1ª Guerra. O custo da reconstrução era muito elevado por isso foi decidido transformar o que restava deste sítio num jardim público. Isto proporcionou a quem cá vive um recanto de história incrível. A torre da igreja mantém-se mas a parte central não existe, por isso tudo o que resta são ruínas lindíssimas. Este edifício encontra-se no meio do que é agora uma das partes mais modernas da cidade, o que lhe dá um charme extra e fá-lo ainda mais sereno e tranquilo.
-
St. James Park
parqueÉ, segundo a Marta, o melhor parque de Londres (porque tem pelicanos residentes). Fica mesmo em frente ao Palácio de Buckingham e termina junto de Downing Street. Tem um lago gigante e por isso tem imensas espécies de patos e pássaros no geral. Ah, e PELICANOS! Tem vista bonita :)
-
St. Pancras
edifícioEstação de comboios construída em 1868 com uma fachada impressionante. Daqui saem comboios para Paris, Amesterdão, Bruxelas, etc. Fica mesmo ao lado da estação de comboios de King’s Cross, onde se encontra a famosa plataforma 9 3/4 dos livros do Harry Potter.
-
Tate Britain
museuO Tate Britain é o irmão mais bonitinho do Tate Modern. Enquanto que o Tate Modern é virado para arte contemporânea a moderna, o Tate Britain é o sítio para visitar quando se quer ver arte clássica. Tal como o museu irmão, é possível fazer visitas guiadas de 45 minutos totalmente grátis, indo apenas ter a um ponto de encontro específico no museu às horas que eles dizem. O edifício em si também é muito bonito e talvez a jóia da coroa seja uma das salas da galeria, que tem as paredes repletas de quadros, como acontecia antigamente em galerias de arte. Vale super a pena e a entrada é, como de costume, grátis =)
Notinha: não há muitos sítios para comer à volta por isso tenham isso em atenção no planeamento.
-
Tate Modern
museuMuseu de Arte Moderna de Londres, irmão do Tate Britain, mais virado para arte clássica. É o museu mais visitado da cidade e tem uma grande coleção de obras contemporâneas. Tem tours grátis a cada hora mais ou menos, com diferentes temas. É só ir ter a um ponto de encontro específico no museu e esperar pelo guia. Já fui a alguns e valeram muito a pena. Têm a duração de 45 minutos: Tours Grátis. A entrada é grátis, excepto exposições temporárias específicas. Inicialmente usado como estação eléctrica, o edifício situa-se junto ao rio e é enorme. Diferentes andares têm diferentes temas. Recentemente foi construído um edifício ao anexo ao principal que tem a (enorme) vantagem de ter uma varanda 360º com vistas incríveis sobre a cidade. O último acesso à varanda é feito às 17h30 de domingo a quinta-feira e às 21h30 às sextas e sábados. Spoiler da vista: Insta da Marta
Ah, isto também fica literalmente em frente ao trabalho da Marta por isso digam qualquer coisa se forem durante a semana ;)
-
The Alchemist
cocktails“The Alchemist” é uma cadeia de bares de cocktails inspirados em experiências químicas. Em todos eles, o ambiente é convidativo e apropriado ao tema. Os cocktails, embora um bocado mais puxados a nível de preço, são sempre uma surpresa engraçada e muito originais.
-
The Escapologist
cocktailsMais um dos incríveis bares de cocktails que a cidade tem para oferecer. Por fora é fácil passar despercebido e não dar a entender o que o interior tem. Dentro tem um ambiente bastante selecto e de alquimia.
-
TODO The Gherkin
edifício, restaurante -
Wallace Collection
museuMuseu pouco conhecido na zona central da cidade mas com tanto para ver! A entrada é grátis e trata-se de uma enorme coleção de arte privada que eventualmente abriu ao público. As salas são lindíssimas e a variedade é imensa, desde quadros a armaduras e loiça.
-
TODO Lego Store
compras -
Maltby Street Market
mercado, street foodMercado pequeno e fofo quase totalmente dedicado a comida de rua. Não é muito conhecido por isso em princípio não estará cheio de turistas. Tem uma boa variedade e para além das barraquinhas de rua, tem também pequenos estabelecimentos nos arcos da linha de comboio.
-
Tonkotsu Stratford
restauranteDas poucas vezes que vamos comer fora pela zona de Stratford, acabamos a maioria delas por ir ao Tonkotsu Stratford. É o sítio perto de nossa casa que costumamos recomendar para comer fora. É um restaurante de ramen com uma boa seleção de pratos. O espaço é muito bonito e a staff prestável - qualquer dúvida/conselho que precisem costumam ajudar. O ramen Tonkotsu e o de Cogumelos costumam ser os favoritos assim como o gelado de guiness e mochis para sobremesa.
-
Tower Bridge
edifício, ponteMuitas vezes confundida com a London Bridge, a Tower Bridge é a ponte mais conhecida da cidade. Tem duas grandes torres ligadas por baixo e por uma passagem na parte de cima. A plataforma da ponte levanta-se para deixar os barcos passar, mas a maior parte das vezes é possível atravessá-la sem problema. Aparentemente também é possível visitar o monumento em si (cerca de 8£) mas nenhum de nós foi ainda por isso não sabemos se vale a pena ou não. Ao que parece, é possível visitar as duas torres, bem como fazer o percurso no tabuleiro superior, que tem um chão de vidro.
-
V&A
museuO V&A - Victoria & Albert Museum - é capaz de ser um dos museus mais subestimado e mais incrível de Londres. Fica situado no quarteirão dos museus, mesmo ao lado do Museu de História Natural e do Museu da Ciência. É um museu bastante completo e variado. Abroda diferentes países e culturas e vertentes artísticas também (moda, escultura, fotografia, pintura, etc.). Vale a pena perder-se algum tempo neste sítio e, sendo o irmão de museus menos conhecidos nesta zona, é provável que tenha pouca gente e que dê para visitar tranquilamente. A entrada é gratuita, apenas exposições temporárias específicas é que são pagas.
-
Waxy O'Connor's
pubPub bastante central com origens e inspiração irlandesa. O que o torna especial é o interior todo de madeira e bastante complexo. É bastante grande, tem 4 bares dentro, e um pouco labiríntico, mas sendo tão diferente e original é giro explorar.
-
Westfield Stratford
comprasDos maiores shoppings da Europa, tem dois hotéis e um casino no interior. Tem imeeeensas lojas de retalho e está sempre cheio de gente. Por ser sempre uma confusão não recomendamos mas ficam a saber que, se precisarem, este sítio existe, já que fica a menos de 5 minutos a pé de nossa casa. Ah, e praticamente não tem rede lá dentro por isso se quiserem ir a uma loja específica pesquisem antes ou peçam-nos o mapa.
*temos mapa
-
Ye Olde Cheshire Cheese
pubEste pub é uma pequena pérola. Num recanto escondido na zona de Blackfriars, é um pub fundado em 1538 e reconstruído depois de ter ardido no grande fogo de 1666. Na entrada tem uma lista de nomes dos seus clientes mais famosos, incluindo os escritores Charles Dickens e Mark Twain. Por dentro é bastante espaçoso e os empregados são muito simpáticos. Durante o inverno eles acendem as fogueiras, o que torna o sítio bastante acolhedor.